Porto Portugal

Porto

Destino que vale a pena uma cidade encantadora, por onde andas tem história.

Vamos falar sobre sua segunda maior cidade portuguesa

que está localizada no norte do país .

Porto é uma cidade encantadora, por onde andas tem história, em seus   prédidos antigos decorados com seus azulejo azuis.

Você sabia :

Que isso tudo começou com D. Manuel I, Rei de Portugal, no ano de 1498 numa visita  pela  Espanha, ele se encantou com os interiores mourisco e a variações das cores nos revestimentos das paredes.introdução de azulejos Hispano-Mouriscos em Portugal, nos finais do séc. XIV, deve-se às influências islâmicas e à importação deste tipo de azulejos, vindos, por exemplo de Sevilha para decorar o Palácio de Sintra sob o 2 reinado de D. Manuel.

Foi assim, com vontande de trazer a mesma idéia de decoração encontrada em Servilha, Saragoça eToledo.queo azulejo hispano – mourisco chega a Portugal.

Estação de São Bento
Igreja do Carmo

Você pode encontrar nas paredes nas fachadas das casa palácios, jardins, igreja, assumindo –se em Portugal uma importante maneira para expressão artística nacional. 

Os azulejos portugueses

Se tornaram uma base de referência para a expressão artística portuguesa há séculos, mais do que simplesmente um elemento decorativo, expressando os ideais de um povo. As ilustrações são consideradas uma das criações mais originais da cultura, com sua riqueza de cores e criação de cenários deslumbrantes recheados de histórias e mentalidades de cada época.

Porto como havia dito antes por onde andas tem histórias.

 Não podemos esquecer da Sé do Porto sua Catedral que fica no coração do centro histórico, primeiro edifício em estilo romântico. Na Sé do Porto foi onde celebrou o casamento do Rei D. João I com D. Filipa de Lencaste em 1398. Apesar do seu estilo romântico a construção também sofreu mudança  e a  influência Gótica e Barroca também estão expressa nessa construção.

 

 

Sé do Porto Catedral

Um dos passeios que eu amo fazer quando vou visitar um lugal diferente é os passeios de barcos e como a linda Porto tem um passeio inesquecivel pelo seu Rio D’ouro, que realmente vale a pena, se estiver ou prentende ir não deixe de fazer esse passeio.  Rio D’ouro tem sua nascente no território espanhol e atravessa todo norte de Portugal.

Curioso para saber como é o passeio tem um video do meu passeio pelo Rio D’ouro.

Nesse passeio é possivel ver as 6 pontes que liga Porto com Vila Nova de Gaia que são:

 Ponto do Infante D. Henrique, Ponte da Arrabida, Ponte D.Luis, Ponte de São João, Ponte Maria Pia, Ponte Pênsil, Ponte do Freixo.

Um artigo interessante sobre essas Pontes você pode encontrar nesse blog da Livraria Lello que também faz parte da história da cidade do Porto, situa-se na  Rua das Carmelitas, 144, no Centro Histórico da cidade do Porto tem sido reconhecida como uma das mais belas livrarias do mundo. Volto a Porto para conhecer com meus olhos a sua beleza, tenho fotos somente da parte externa, vão saber o motivo!

Livraria Lello

Porto encanta com suas ruas estreitas seu povo alegre, com seus lindos bondinhos elétricos, que faz parte do cartão postal da cidade. Uma caminha pela Avenida dos Aliados com seus edifícios gramurosos e seus monumentos não podendo esquecer das suas calçadas que é uma arte ao céu aberto, a caminha é agradavel tem cafeis. 

Monumento ao infante D. Henrique
Palácio da Bolsa
Avenida dos Aliados

Não deixe de dar uma pausa para experimentar, se é apreciador de café como eu preciso te dizer algo, tem um jeito especial para pedir seu café em Portugal  ou faça como eu peça um de cada ai escolhe o que prefere, mas se não é seu caso vou explicar os tipos de café que pode encontrar em Portugal,

Guia para os principiantes no mundo do café português.

Abatanado

Um café grande preto com mais água servido uma xicára grande ( chávena grande)

Café ou cimbalino

 O famoso café expresso. Bebe-se nas típicas xicará de café e pode ser normal, cheio ou curto. É o verdadeiro shot de cafeína!

Café com cheirinho

Num dia frio recomendo o café com um pouco de bagaço ( aguá ardente ou pode chamar de cachaça mais será a portuguesa)  e bebe-se como se fosse um digestivo, após as refeições.

Café duplo

Para quem precisa não de um shot mas sim de dois! Numa chávena grande

Café pingado

Aqui a diferença para o pingo está no leite. Como o nome indica, no café pingado há apenas e só um pingo de leite frio.

Café sem ponta

Esse definitivamente não me agrada pois coloca o café moído na máquina, deixa-se sair o início do café, que é onde mais está concentrada a cafeína, e só depois se enche a chávena. Digamos que é um café mais “light”. Ou podemos chamar de café aguado.

Galão

Servido num característico copo de vidro, o galão é café com leite. Aliás, mais leite do que café até. Acompanha perfeitamente com uma torrada e é a bebida ideal para qualquer pequeno-almoço (café da manha) ou lanche.

Descafeinado

Este é fácil, é um café com menos cafeína e pode ser curto, normal ou cheio, tal como o cimbalino.

Italiana

Quando o café é curto mas muito curto mesmo, chama-se italiana! Fiquei curiosa para saber quem pediria um café a italiana ?

Meia de leite

É também café com leite mas em proporções iguais e servido em chávena grande.

Mazagran

Imagina num dia de verão, sentado numa cafeteria virada para o rio Douro O que pedir? Mazagran, o melhor refresco de café. Há muitas variações por todo o mundo mas em Portugal, o mais comum é servirem um expresso por cima de pedras de gelo, com uma rodela de limão e umas folhas de hortelã. Uma maravilha.

Pingo

É um café curto, servido numa chávena normal onde é acrescentado leite ou espuma de leite.

Se achas que a lista já vai longa, agora acrescenta-lhe em chávena fria, normal ou escaldada. Com açúcar, adoçante ou sem nada. Com mais ou menos espuma de leite, canela ou chocolate em pó. Tudo é possível e há uma infinidade de possibilidades. Seja como for, difícil vai ser beber só um café. * chavena = xícara; *escaldada= ficar com água quente para esquentar a xícara primeiro;

E ai o que vamos comer?

Me pergunta com essa infinidade de café qual é a comida que não posso deixar de provar quando estiver no Porto? Sem duvida minha resposta é a Francesinha prato típico do Porto mas pode ser encontrado em outras cidades, claro que não esqueça dos peixes assados na grelha batatas ao murro, e para acompanhar uma sobremessa um calice de vinho do Porto nas margem do Rio D’ouro imperdivel.

Francesinha ! Prato típico
Um delicioso vinho nas margem do Rio D'ouro.

Porto tem muito mais e vale realmente a pena visitar essa cidade linda e encantadora. Aqui é só um gostinho do que você  pode encontrar aproveite, se estava em dúvida sobre ir ou não, digo vai se arrender por não ter ido antes. Boa Viagem